Bon bini, cidadani. Está chegando o momento de gritos alucinados e arrepios na espinha com a edição 2022 da Hora do Horror: Alcatraz – Rebelião das Almas, aqui em Hopi Hari. As expectativas só aumentam. E com ela, muita curiosidade em torno do tema. Um dos assuntos que instigaram os Hopimaníacos, é o relato dos únicos fugitivos da prisão de Alcatraz e todos os mistérios que cercam essa fuga.
Bateu curiosidade e quer saber um pouco mais sobre essa história? Se liga, que preparamos um texto bonitinho para esclarecer esse mistério e te deixar ainda mais com vontade de sofrer as maldições da Hora do Horror em Hopi Hari.
Confira:
Quem são os fugitivos de Alcatraz?
Para quem não sabe, o tema da Hora do Horror 2022 de Hopi Hari traz as lendas, mistérios e maldições de Alcatraz, uma prisão de segurança máxima que abrigava os mais perigosos e articulados criminosos dos Estados Unidos, durante os anos de 1934 a 1963. Era praticamente impossível sair vivo de lá, pois seu esquema de segurança parecia perfeito. Bom, parecia mesmo.
No dia 12 de junho de 1962, quatro prisioneiros de Alcatraz decidiram provar que as grades de segurança e os longos anos de pena não seriam capazes de deter suas mentes borbulhantes. Juntos, eles pensaram, arquitetaram, armaram e executaram friamente um plano de fuga digno de um filme de ação.
Mas quem foram esses ousados prisioneiros? Vamos te contar!
Os irmãos John e Crarence Anglin eram velhos conhecidos das prisões dos Estados Unidos por roubos a banco e joalherias, desde crianças e chegaram a Alcatraz nos anos 50. Já Franks Morris, considerado o idealizador da fuga, tinha um QI de 133, o que é considerada acima da média. Franks Morris também era conhecido da polícia por seus roubos super mirabolantes a bancos, sempre com fugas complexas, sem uso da violência.
Allen West havia sido preso por roubos a carros, e também participou do plano de fuga de Alcatraz. E como os outros, contribuiu para o sucesso da missão, mas no último minuto não conseguiu acompanhar seus companheiros de missão e continuou preso por trás das grades de Alcatraz.
Saiba mais sobre os segredos de Alcatraz e o que estamos preparando para a Hora do Horror 2022, clicando aqui!
Como os fugitivos conseguiram escapar de Alcatraz?
Toda a engenhoca envolvida na fuga de Alcatraz deixa muitos boquiabertos até os dias de hoje. Como eles conseguiram pensar e alinhar cada minucioso detalhe da fuga, mesmo estando presos em celas diferentes e distantes? Afinal, para uma fuga dessa magnitude, nada poderia dar errado.
Segundo registros, do planejamento até a fuga, os fugitivos levaram por volta de dois anos até execução do plano. Utilizando papel higiênico e sabão, eles criaram cabeças de bonecos idênticos a eles mesmos para que os guardas não dessem falta de seus corpos durante a noite enquanto dormiam. Foi utilizado também cabelo humano que eles acumularam durante todo esse tempo da barbearia da prisão.
Com a ajuda de uma colher, eles cavaram, dia após dia, colherada a colherada, buracos nas paredes que davam acesso aos tubos de ventilação, o que serviu como principal via da fuga levando-os direto para a área externa dos muros de Alcatraz. Tudo isso friamente e sem exageros, para ninguém perceber. A barra de proteção foi cortada com um objeto furtado da sala de música, e o barulho foi disfarçado pelo som de acordeões tocados durante as aulas.
Como a prisão de Alcatraz ficava situada em uma ilha de São Francisco, fugir dos muros da prisão não adiantaria de muita coisa se eles não tivessem um plano para atravessar o mar violento. E com ajuda de diversas capas de chuva, eles conseguiram criar um bote inflável. Segundo documentos do FBI, entre 20h e 2h foi o momento em que eles pularam na água e remaram para longe de Alcatraz.
O que aconteceu com os fugitivos de Alcatraz depois da fuga?
A verdade é que até hoje existem dúvidas se de fato os fugitivos sobreviveram as águas do mar que cercava Alcatraz. Outros prisioneiros já haviam tentado fugir da prisão, mas acabaram morrendo afogados pelo mar. Tempo depois, o bote feito com capas de chuva foi encontrado na beira mar, o que levantou a suspeita de suas mortes.
Mas anos depois, alguns indícios vieram a público, colocando as autoridades em dúvida com relação ao paradeiro dos três fugitivos. Acontece que o FBI encerrou as investigações em 1979. Porém, muitos anos depois, a polícia de São Francisco recebeu uma carta supostamente escrita por John Anglin, no ano de 2013. Na carta, ele ainda afirmava que afirma que Morris morreu em 2005 e seu irmão Clarence, em 2008.
Ele ainda propôs um acordo, que se a polícia prometesse diminuição da pena e cuidados médicos, ele se entregaria.: “Tenho 83 anos e não estou fisicamente bem. Tenho câncer”, escreveu. De acordo com a carta, John Anglin viveu a maior parte de sua vida em Seattle, Washington, e passou oito anos em Dakota do Norte.
Tempos depois, um sobrinho dos irmãos Anglin revelou que sua avó recebeu flores durante anos com cartões assinados por John e Clarence. As cartas nunca foram enviadas para análise, e esse fato até hoje continua como incerto. Há relatos também que eles viveram por anos aqui no Brasil. Em 1975 um fotógrafo afirmou que havia tirado uma foto de John e Clarence em uma fazendo no Brasil. Após análises, os pesquisadores julgaram as evidências como inconclusivas.
Edição 2022 da Hora do Horror!
Sabendo de todas essas informações, você já imagina o motivo da edição 2022 da Hora do Horror ser tão esperada, né? Tudo aconteceu a partir do momento em que o governo dos EUA entrou em confronto com membros da nação indígena “Hopi”, o que resultou na prisão de todos na prisão de Alcatraz. Assim que libertos do cárcere, os “Hopi” rogaram uma maldição na ilha, prendendo todos os maus espíritos naquele lugar, para atormentar qualquer um que se atreva a pisar ali. Sinistro, né?
Mas por sorte – ou nem tanta -, ainda existem muitos corajosos espalhados pelo mundo, com ousadia suficiente para enfrentar qualquer perigo em busca de aventura. Alguns longos anos depois, já com a prisão de Alcatraz desativada, John, um médium, navegava na internet quando encontrou um documentário sobre Alcatraz, o que despertou bastante curiosidade.
Motivado pela curiosidade e visando seu livro, John viajou até a ilha de Alcatraz, onde recebe ajuda de um ex carcereiro. A partir daí, passa a investigar cada detalhe do local, porém, essa ideia não parece ser uma das melhores. Ele passa a viver na prática a narrativa que ele mesmo iria contar em seu livro. E como consequência de sua coragem, ele acaba liberando uma rebelião de almas dos criminosos.
O desfecho dessa história? Bom, desejamos que, tal qual John, você também seja corajoso ou corajosa o suficiente para descobrir esse desfecho incerto por si mesmo, na edição 2022 da Hora do Horror Alcatraz – Rebelião das Almas.
Garanta seu Passaporte Hopi Hari
A Hora do Horror 2022 tem início em 18 de agosto, estendendo-se até 15 de novembro do mesmo ano. E se você já teve a sorte – ou azar – de presenciar as edições anteriores, já consegue imaginar o que espera por vocês. O que podemos adiantar é que, o País Mais Divertido Do Mundo, será atormentado por espíritos e se transformará no País Mais Assustador do Mundo. Veja mais sobre a edição de 2021 da Hora do Horror aqui!
Então já reserve em sua agenda 2 dias para curtir todas as maldições que a edição 2022 poderá oferecer, já que estamos preparando uma programação mais extensa. Ou seja: muito mais sustos, terror e assombração. A edição ainda conta com uma estrutura gigantesca, três túneis fechados e um Palco Principal com três andares, que receberá shows e uma balada noturna.
E não podemos esquecer do Palco Pocket que será instalado na rua principal de Wild West, em Hopi Hari, para shows voltados aos mistérios da ilha e ao povo Hopi. Novidades também na grade dos espetáculos no Theatro di Kaminda, Klapi Klapi Show, com novas peças. *
Se você tem muita coragem, não se deixa levar por maldições e espíritos, e quer curtir as noites macabras da Hora do Horror Alcatraz – Rebelião Das Almas, junte a família, os amigos, e garanta já seu Passaporte Hopi Hari. Clique aqui para adquirir!
*Programação sujeita a alterações