Bon bini, cidadani. Depois de conhecer um pouco da história da Katapul de Hopi Hari aqui no blog, chegou a hora de contarmos para você uma baita novidade: a reforma e nova proposta da Katapul aqui no País Mais Divertido do Mundo. Isso mesmo! Passeando um pouco pelo estudo das ideias, referências e expectativas desse projeto, conheça o novo Storytelling da Katapul!
De uma coisa podemos ter certeza: vai ser uma viagem!
Katapul: A história!
Com data de fabricação antes mesmo da inauguração de Hopi Hari em 1999, a Katapul está localizada na região de Aribabiba, aqui em nosso país, e é uma verdadeira viagem – e não só do tempo. A atração já fez parte de diversos outros parques de diversões e parques temáticos mundo afora até desembarcar aqui, para a nossa alegria!
Se pudermos descrever a Katapul, diríamos que é uma atração para quem nasceu sem medo de alturas e gosta de velocidades exorbitantes. E se você quiser conhecer todos os passos, registros antigos e a incrível história da Katapul com maiores detalhes, clique aqui!
Katapul: o processo criativo!
Com mais de 20 anos levando a adrenalina de seus visitantes às alturas, só aqui em Hopi Hari, sentiu-se a necessidade da atração passar por mais uma adaptação e reforma. E para que isso fosse possível, muita dedicação, pesquisas e ideias foram postas à mesa até chegarmos no projeto final. E aqui vamos te dar, em primeira mão, alguns spoilers do que estamos preparando só para atiçar sua curiosidade.
Para imaginarmos uma nova história para Katapul, precisamos entender, antes de tudo, o significado e etimologia de seu nome. E para isso, tivemos que voltar lá atrás e ir a fundo no sentido da palavra, segundo nosso dicionário oficial, o Hopês:
Katapul – 1 Catapulta. 2 Arranque, tranco, torque violento. 3 Atração turística de Aribabiba para quem nasceu sem medo de alturas e gosta de velocidades exorbitantes. É um loop vai-e-vem ou vem-e-vai. 4 gír. O ato de puxar a toalha da mesa tão rápido que os copos, pratos e talheres ficam parados no mesmo lugar. [Orig. do Seilaokês katapulgaskyws, atirador de pedras no meio do caminho.]
O próximo passo foi reunir nossa equipe criativa e de marketing para criação do storytelling da Katapul, que seria basicamente o novo enredo, conceito e história da atração, a partir da reforma. Segundo Gustavo Barbosa, Gestor de Marketing do Hopi Hari, “o conceito não é apenas visual, mas de todos os estímulos sensoriais que são criados para essa nova versão da atração. É uma consequência da definição da história que a Katapul contará. O conceito tem uma forte referência ao projeto original de Aribabiba, quando o Hopi Hari ainda nem existia como o conhecemos. Porém, de forma atualizada e pensando nas novas necessidades do mercado e do público que visita o parque.”
A partir daí o novo conceito sobre a atração começava a tomar forma. E o desafio agora era transmitir e imprimir as ideias para o papel e ter o feeling de como o público receberia essa novidade para que de fato mergulhasse nessa história conosco.
A parte da pesquisa referencial exigiu um estudo profundo dos elementos visuais que iriam sustentar a ideia. Mas… antes de falarmos sobre todas essas referências… Afinal, qual seria essa nova ideia?
Katapul: uma viagem pelo tempo!
Quando citamos que a nova Katapul te levará para uma viagem pelo tempo, não estávamos brincando. Confira agora o storytelling da Katapul:
Após a decisão do Palpitimentu di Hopi Hari definir os planos para a capital Aribabiba, vários desafios foram encontrados, e um deles era achar os projetos e plantas da região antes de ser tomada pelos super vilões.
A solução encontrada foi investir na Akademika di Kiên Temporáli (Instituto de Ciências Temporais) para desenvolver um protótipo de máquina do tempo, que levaria todos os responsáveis pela reconstrução de Aribabiba ao passado e assim conseguir tudo o que precisavam para reerguer a área com fidelidade dos seus tempos áureos.
A Katapul, antes utilizada como central de energia foi o local escolhido para o local de testes do experimento devido a sua robusta estrutura e super capacidade de geração de energia. Diversos estudos haviam sido feitos e apresentados como teorias ao longo dos anos, e com o investimento necessário o estudo que se sobressaiu foi o escolhido para se materializar na antiga central de energia.
Com tudo pronto, diversos testes não tripulados foram realizados para testar a durabilidade do trem escolhido para a empreitada. De todos os trens testados, o trem SWZ 1975 foi o que mais se mostrou resistente às diversas viagens.
Hoje os engenheiros e cientistas trabalham nos testes de viagem tripulada voltando apenas alguns segundos no passado para avaliar as adversas reações humanas ao viajar pelo espaço tempo contínuo e fazer os ajustes necessários para retornar a 1999. Há relatos de náuseas e tonturas na passagem pelo portal que de fora pode ser testemunhado por um alto barulho parecido com um trovão.
Legal, né? De acordo também com Bruno Soares, responsável pela concepção e desenvolvimento do projeto, “nessa nova experiência, o visitante assumirá o papel de voluntário de um novo protótipo de máquina do tempo desenvolvido na capital com o objetivo de voltar na história por alguns instantes. Essa viagem é de onde deriva todas as demais experiências que ganharão forma em Aribabiba nos próximos anos, afinal, somente por causa dela será possível viajar por décadas passadas e viver tantas aventuras que a capital tem a oferecer. ”
Katapul: cores e referências visuais!
Agora que já saciamos um pouco da sua curiosidade sobre a Katapul, você deve ter ficado ainda mais curioso, imaginando qual o novo visual da atração. Bom, vocês já sabem que a Katapul se transformará em uma máquina do tempo que voltará ao passado em busca de respostas para reerguer a região de Aribabiba.
Uma das principais inspirações para o novo visual da Katapul veio dos anos 80 e 90. Além de serem décadas com bastante referências visuais, os anos 90 ainda marcam a abertura de Hopi Hari que aconteceu em 1999. Nada mais justo do que fazer essa homenagem, né? Além do que, a tendência dos anos 80 e 90 está com tudo nos dias atuais, seja na música, na moda, no cinema e por que não nas atrações do País Mais Divertido do Mundo?
O novo conceito da Katapul trará fortemente essas referências, fazendo com que o visitante entre na onda e viaje na história. E as expectativas são as maiores possíveis. “O Hopi Hari espera entregar uma experiência inédita em sua história, uma nova versão de uma de suas atrações âncoras após uma reforma de dimensões que há muito tempo não se via. A aplicação do Storytelling está sendo trabalhada para ser mais imersiva do que nas demais atrações do parque, por isso esperamos dar um novo passo nesse quesito, até mesmo uma rádio fictícia própria que tocará enquanto os usuários esperam para andar na atração”, conclui Gustavo Barbosa!
Garanta seu Passaporte Hopi Hari
E para garantir sua vaga nessa viagem atemporal na máquina do tempo mais cobiçada de todo Hopi Hari e ainda aproveitar as mais de 40 atrações espalhadas por todo o parque, é simples: junte os amigos, a família, entre em nosso site, escolha as datas e venham se divertir com a gente!