Bon bini, cidadani. Como você já deve saber, de 16 de agosto a 5 de novembro de 2024 acontece a edição 2024 da Hora do Horror aqui em Hopi Hari, com maldições, criaturas das trevas e muitas pragas para quem ousar enfrenta-la.
Mas o que talvez você não saiba é que dá para entrar na onda da Hora do Horror e ainda aprender bastante sobre história com o Projeto Edukare. Quer saber como? Então conheça essa dobradinha do Projeto Edukare by Hora do Horror: Medieval, Mitos e Maldições na História, aqui em Hopi Hari.
Hora do Horror 2024: XIV – O Mais Real de Todos os Medos!
Do que você tem medo? Com a temática “XIV – O Mais Real de Todos os Medos”, a edição 2024 da Hora do Horror promete arrancar gritos desesperados de todos os que ousarem enfrentar suas maldições. Prontos para testemunharem de perto a temporada mais macabra de todos os tempos da Hora do Horror aqui em Hopi Hari?
A narrativa da Hora do Horror 2024: XIV – O Mais Real de Todos os Medos gira em torno do monarca Cliff XIV, cujo modelo de governo autoritário e impiedoso acabou trazendo uma maldição terrível a todos de seu reino.
Saiba mais sobre a Hora do Horror 2024 aqui!
Mas o que tudo isso tem a ver com o Projeto Edukare?
Projeto Edukare by Hora do Horror: Medieval, Mitos e Maldições na História!
O Projeto Edukare é uma iniciativa educativa criada em 2002 pelo Hopi Hari, que permite o aprendizado de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sobre vivências fora do ambiente de uma sala de aula.
O Projeto Edukare visa oferecer as escolas essa vivência através da diversão, tendo como embasamento os pilares da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. Além de mostrar para as escolas e aos pais e mães que Hopi Hari, o País Mais Divertido Do Mundo, não é apenas brinquedos, mas que também pode ser um ambiente que proporciona um espaço educativo e cheio de imaginação.
Com o Projeto Edukare, a ideia é aproveitar a temática da Hora do Horror para trabalhar não só alguns elementos da Idade Média em si, mas especialmente para a gente pensar como certos elementos do imaginário estão presentes em nosso cotidiano.
“A aula do Projeto Edukare by Hora do Horror dá um contexto básico sobre o período medieval, e explora as formas como nós imaginamos o período. Elas, geralmente, oscilam entre cenários que pegam uma visão idealizada de reis, castelos, princesas e cavaleiros, e que alimentam várias produções de Alta Fantasia, com magos, dragões, magia, etc. Ou aquela visão de “Idade das Trevas”, que reforça a questão das guerras, violências, doenças e, num geral, a impressão de que os territórios da Europa estavam num período de decadência. ”, diz Elton Genari, Historiador e Professor de História do Projeto Edukare.
“Usando o parque como pano de fundo, o Projeto Edukare by Hora do Horror usa elementos do próprio Hopi Hari como referências para as aulas, como cenografia, nomes dos personagens, sobretudo o rei e a doença que é o gancho para abordarmos temas “tensos” de um modo mais leve – de como o medo tem várias funções sociais ao longo da história, inclusive regulamentando condutas”, completa Elton.
O impacto de novas experiências no processo de aprendizado!
É preciso adicionar camadas de experiências ao processo de aprendizado do aluno. E o Projeto Edukare by Hora do Horror atua como um colaborador para essas novas experiências, onde o aluno vai ouvir, vai sair e vai fazer experimentações junto com os outros, em um ambiente propício para a imaginação: um parque de diversões!
A experimentação consciente mostra que a atividade lúdica acontece naturalmente em Hopi Hari. Eles acabam, através das reflexões, das análises das situações reais que são submetidos, tendo saberes práticos e educativos que se transformam em o saber contextualizado e significativo, diz Vitória Rocha – Sênior da área Comercial e coordenadora do projeto. Resumindo, o Projeto Edukare by Hora do Horror junto das escolas, vem transformando diversão em aprendizagem.
“Uma ideia central é trabalhar com uma noção fundamental em História, que é: o conhecimento sobre o passado não é absoluto. Não existe uma única verdade histórica. Então, a atividade ajuda a pensar como nós nos apropriamos de elementos do passado e também como, ao representarmos esses outros tempos e lugares de diferentes formas – de acordo com o que estamos interessados em expressar ou vivenciar – vamos criando uma memória coletiva. Que pode ser mais realista ou menos realista, mas sempre terá um recorte, um ponto de vista”, conclui Elton Genari.
Participe do Projeto Edukare by Hora do Horror em Hopi Hari!
Se você é professor, professora ou faz parte de alguma escola ou projeto educacional e quer participar do Projeto Edukare by Hora do Horror, é simples: basta entrar em contato com um de nossos distribuidores autorizados para vendas de Passaportes e Excursões para o Hopi Hari, tirar todas as suas dúvidas e agendar sua aula. *
No dia da visita a escola vai chegar no parque com 1h30 de antecedência da abertura de nossas fronteiras. Respeitar esse horário é essencial para melhor aproveitamento da aula. A aula dura 50 minutos, onde o professor vai passar para os alunos a aula de história tendo como enredo a Hora do Horror 2024.
Logo após esse momento de aprendizado, os alunos poderão ficar pelo parque aproveitando ainda mais nossas atrações, mas dessa vez, com um novo olhar. E não para por aí. Esse momento poderá se estender para além das nossas fronteiras e ser levada de volta para a sala de aula, com um debate e relatos de como cada um aprendeu com essa experiência.
As aulas em Hopi Hari acontecem em dias exclusivos, às segundas, quintas e sextas, e para inscrever sua escola no Projeto Edukare by Hora do Horror, basta entrar em contato com um distribuidor autorizado através do contato abaixo:
E-mail: escola@hopiharicorp.com.br
Vale ressaltar que para participar do Projeto Edukare, não existe cobrança adicional. A única condição é que a escola esteja com sua excursão confirmada e os passaportes adquiridos com antecedência. *
Visite nosso site e saiba mais sobre o Hopi Hari e nossas atrações. Basta clicar aqui!
*O agendamento da escola para o Projeto Edukare depende da disponibilidade de vagas para a data escolhida.