Monstros da Hora do Horror 2012 – Lua Negra
“Atenção senhores passageiros com destino a ‘memórias da Hora do Horror’, última chamada para o embarque”. Se você não viu a parte 1 dessa retrospectiva, recomendamos que você confira, clique aqui. E se você já veio ansioso para continuar lendo a história dos 20 anos da Hora do Horror di Hopi Hari, é só seguir as próximas linhas.
Um ano depois de sua edição comemorativa de 10 anos, a Hora do Horror viu o poder ascender das trevas. A atração, em 2012, veio com o tema Lua Negra. Lobisomens e vampiros se apoderam do País Mais Divertido do Mundo.
Tudo começa no ano de 1800, com a chegada de uma comitiva de forasteiros em Wild West. Naquela mesma noite, um eclipse fabuloso emerge do céu. Os pacatos moradores da cidade, que estavam estranhando semelhantes figuras, assustaram-se ainda mais ao descobrir que eles levavam um corpo, o de seu mestre. Queriam levá-lo para sua terra natal, a fim de sepultá-lo.
A questão da trama foi: eles nunca foram embora. E, de repente, um pandemônio se instalou, com uma guerra entre vampiros e lobos. Dizem por aí, nos recantos de Wild West, que não houve vencedores. Será mesmo?
Em 2013, os ânimos se acalmaram, muitos viram quase como um conto de fadas. Ledo engano. A Hora do Horror – Era uma vez… histórias para não dormir, amaldiçoou as noites di Hopi Hari por algumas semanas. Antes estava tudo certo: a magia reinava, todo mundo estava se divertindo. Eis que, alguém remexendo em algum porão do Parque, encontra um livro de contos de fadas. Curioso, resolveu abrir… e aí tudo virou de cabeça para baixo.
Chapeleiro Maluco, Bruxa Branca, Chapeuzinho Vermelho, Porquinho e Branca de Neve, da esquerda para a direita
Caçadores saem em busca de corações amedrontados, príncipes e princesas viraram vilões sedentos por almas – o que deixou o final feliz cada vez mais longe de se concretizar. Poucos souberam achar a saída depois de encontrar com a Branca de Neve zumbi e tantas outras criaturas de contos clássicos em versões demoníacas.
Um ano depois, veio a 13ª edição da Hora do Horror. O número 13 não significa coisas muito boas no Ocidente. Esse mal presságio foi inspiração para a escolha do tema “Loja de Brinquedos”. Certo dia, em um passe de mágica, o senhor Wilson viu os brinquedos de sua loja ganharem vida. E o pior: com o desejo de se tornarem humanos a qualquer custo!
Cartaz teaser da Hora do Horror 2014 – Loja de Brinquedos
O dono da loja, entre outras pessoas, enlouquece e vai para o manicômio. Os brinquedos ficam à solta, mostrando sua face assustadora a todo aquele que se apresente diante deles. As portas da loja, por sua vez, ficam sempre abertas como um convite do mal. Você teria entrado?
Em 2015, após os brinquedos do mal, a ficção científica volta para assombrar o território di Hopi Hari. “A Cidade dos Esquecidos” trouxe o resultado da má exploração de novas fontes de energia. Pessoas sumiram em uma cidade vizinha. Moradores resolveram checar o que está acontecendo. O anúncio de um pesadelo prestes a se tornar real.
Moradores da Cidade dos Esquecidos pós contaminação radioativa devido à explosão da usina
Chegam até uma usina que estava sendo usada para testar energia nuclear. Ao abrir sua escotilha, como em uma caixa de pandora, despertam criaturas aterrorizantes, resultado de mutações de radiação.
15 anos de Hora do Horror
Todo país passa por períodos de dificuldades. Naquele momento, Hopi Hari estava em um momento delicado. Porém, isso não foi motivo para que deixássemos de comemorar os 15 anos da Hora do Horror. O tema da vez foi “Horror Grand Hotel”, marcando o retorno do bruxo Eigon – um dos protagonistas da Hora do Horror 2006 – que tenta transformar um asilo no hotel de seus sonhos.
Frustadíssimo por não ter conseguido concretizar o tão sonhado projeto, Eigon usa magia negra para colocar fogo no prédio e matar a todos. Anos depois desse ato vingativo, o hotel foi inaugurado e a presença de alguns hóspedes sombrios espantou a clientela. Para tentar recuperar o prejuízo, o bruxo faz um Baile de Debutantes para sua filha – a garotinha da Hora do Horror 2007. Será que os visitantes gostaram da festa?
Monstros da Hora do Horror 2016 – Horror Gran Hotel
Hopi Hari de volta, revitalizado
Depois de 6 meses fechado, Hopi Hari dá bon bini a uma nova fase de sua história com uma Hora do Horror pocket, em agosto de 2017. A edição “Karnak – A maldição da Tumba” trouxe criaturas do Egito para assustar as ruas de Wild West e Mistieri. Dois palcos com shows diferentes faziam a alegria da galera. E quem quisesse, de quebra, poderia já dar uma passadinha no Katakumb.
Monstro da Hora do Horror 2017 – Karnak
A Hora do Horror retornou com toda sua já conhecida glória em 2018, na edição “Sacrificium – Você será parte do Ritual”. Os tão adorados túneis voltaram, junto com labirintos e um número inédito, onde uma bruxa flutuava – em meio a uma cena de ballet. A narrativa da atração explorava o universo da inquisição, em que um grupo de poderosas bruxas é condenado à fogueira. Depois disso, todo vilarejo sofreu com a peste negra e maldições diversas.
Inquisidor, personagem da Hora do Horror 2018 – Sacrificium
Seguindo uma linha temática próxima, a 18ª edição vem vestida de “Apocalipse”. O anticristo chegou à Terra e libertou seus quatro cavaleiros: a Peste, a Guerra, a Fome e a Morte. Apesar de ter sido formatado em menos de três meses, a experiência de imersão foi incrível. Toda a história foi baseada nas escrituras religiosas.
Cartaz oficial da Hora do Horror 2019 – Apocalipse
Nisso, o Imigradero do País Mais Divertido do Mundo foi todo tematizado, com esculturas dos cavaleiros do Apocalipse. O palco foi envelopado com prédios de 22 metros de altura por 23 de largura, simbolizando a cidade de URB. Além dos shows, um dos destaques dessa edição foi o túnel aberto. Ao entrar, o visitante sentia como seria estar em uma cidade apocalíptica com zumbis e sustos por toda parte. Para sair, era preciso entrar em um avião boing.
“Tivemos várias questões durante essa edição, pois sabíamos que estávamos trabalhando com o fator religião . Tivemos um feedback muito positivo de grupos excursões religiosas evangélicas e estudiosos religiosos do tema, pela fidelidade da história do anticristo. É claro que a dramaticidade e o lado lúdico exagerado estão presentes em todos os detalhes. Mas como seria esse final dos tempos ? O que é apocalipse para você ? Muitos filmes abordam essa temática. Contudo, deixamos para o público opções diversas de encarar seu medo dentro das possibilidades do fim” – Rogério Barbatti, diretor artístico do Parque.
Hora do Horror e o coronavírus
O ano de 2020 trouxe mais um desafio para Hopi Hari. Como realizar um evento imersivo em meio a uma pandemia? Mesmo com as restrições, o Parque conseguiu adaptar uma de suas maiores atrações não de uma, mas de duas formas diferentes. Em versão inédita, o “Horror Drive Tour” trazia o visitante para dentro de um filme de terror, dentro do próprio carro. O cenário para essa aventura era um estúdio de cinema abandonado, cheio de monstros e cenas de tirar o fôlego.
Os carros transitavam no escuro, por todas as regiões do Parque – cada uma com uma surpresa diferente. Para facilitar a comunicação e trazer mais clima para a atração, usamos frequências de rádio. Assim todo mundo ficava seguro, sem perder a chance de se divertir.
Ainda em 2020, lançamos o Dark Christmas, uma versão especial da Hora do Horror, em clima de Natal. Dessa vez o percurso era a pé, mas devido a covid-19, a gente não montou túneis, nem palcos para shows. O visitante andava por um trajeto único, com efeitos especiais, som e luz que propiciaram uma imersão para lá de surpreendente.
Percurso realizado pelo visitante na Hora do Horror 2020 – Dark Christmas
Assim que se cruza a entrada da atração, depara-se com uma história sinistra. A região de Wild West anuncia a chegada de Krampus, um ser assustador que gosta de punir pessoas – especialmente quem se portou mal durante o ano. Do outro lado, está Gryla, bruxa do Natal, insatisfeita em apenas congelar as águas e os seres que vivem ali. Ela queria mais, queria controlar todos os reinos de todos os elementos. O resultado desse encontro foi uma batalha épica.
Cuidado com o que você deseja: o que será Hora do Horror em 2021?
Sabemos que você está curioso para descobrir o que estamos preparando para este ano. Ainda estamos em um ano de pandemia, então nosso propósito continua sendo oferecer diversão dentro das normas anticovid-19. Será que você vai reencontrar personagens icônicos das nossas edições anteriores? Fica aí a pulga atrás da orelha.
A 20ª Hora do Horror já tem data para estrear: 3 de setembro. Para quem já quiser garantir a presença, estamos em pré-venda. Como é uma edição comemorativa (são 20 anos!), temos uma novidade: o Passaporti Hora do Horror, além do valor promocional de R$69,90, é válido para duas pessoas. Quer saber mais? Clica aqui.
Tchauí!